Tal como vem no dicionário de Língua Portuguesa, a palavra privacidade é designada pela intimidade pessoal de alguém ou de grupo definido de pessoas. Quando esta intimidade é ultrapassada, pode-se afirmar que ouve invasão de privacidade / invasão da segurança de alguém.
As novas plataformas de comunicação de hoje, tal como o conhecido Facebook, para algumas pessoas é uma forma de invasão da sua privacidade, sendo que têm o seu perfil e fotografias à distância de um clique, para estas pessoas, a sua segurança não é a mais forte, porque ainda existem muitos receios em relação ao digital. Nós discurdamos, sendo que a finalidade de algumas destas redes sociais são bastante importantes, tanto para um futuro recrutamento de emprego como para novas amizades, é claro que se tem de ter em atenção as definições da privacidade que todos estas redes sociais têm. O digital veio tornar o mundo mais fácil para todos que o utilizam, sempre com a devida atenção!
Saudações digitais.
quarta-feira, 30 de setembro de 2009
quinta-feira, 24 de setembro de 2009
Final Cut
Tal como o título do nosso blog - Privacidade - achamos por bem, referirmo-nos ao filme
"Final Cut", e constata-mos que este filme transmite informações vitais, baseando-se na temática da privacidade e da memória.
No filme "Final Cut", realizado por Omar Naim e protagonizado por Robbin Williams. A história passa-se num tempo futuro dos "cutters"- pessoas que trabalham com as memórias de pessoas já falecidas .
Alan Hakman, um prestigiado "cutter", através do qual toda a acção se desenrola, tenta incessantemente "moldar" as memórias de todos aqueles a que a familia inplantou o "Zoe implant" , dispositivo que tem a capacidade de gravar a memória da pessoa implantada, desde o momento do implante até à sua morte. Neste caso, Alan constroí por vezes, memórias que não as reais, ou seja, modifica a informação, para que, seja o mais normal possivel, daí que, neste caso, podemos falar de manipulação da privacidade bem como a invasão da mesma.
Qualquer um de nós pode ou poderá ser lezado pelas novas tecnologias/internet. O tema da privacidade pode ter consequências prejudiciais para com a nossa vida. Hoje em dia, com o avanço da Internet, e dos sites de conversação e de redes sociais, como é o caso do Messenger e do Facebook/Orkut/Hi5, ter acesso a vidas alheias está muito mais facilitado.
Concluindo a questão do "Final Cut", o avanço das tecnologias pode levar-nos a um abuso de falta de privacidade, onde nem as nossas vidas estão salvaguardas?
Saudações digitais.
quarta-feira, 23 de setembro de 2009
Subscrever:
Comentários (Atom)
