segunda-feira, 26 de outubro de 2009

«Tudo o que é mau faz bem»




O texto de Steve Johnson é uma «obra de perssuasão à moda antiga», como o próprio o define. Procura mostrar uma prespectiva totalmente contrária à usual sobre o desenvolvimento da cultura popular. Enquanto grande parte dos críticos considera que a cultura de massas tem contribuindo para uma sociedade cada vez mais estupidificada, Jonhson tem uma visão optimista onde figura uma cultura popular, que longe de ser simplista, se torna complexa e intelectualmente estimulante. Aqui, o autor insere o conceito «curva de sleeper» para designar as formas de diversão do indivíduo que, apesar de serem menos bem vistas pela sociedade, exigem dele um maior esforço intelectual do que o inicialmente previsto.


Para melhor compreensão do leitor, Johnson especifica com o caso dos jogos de vídeo. Estes, por razões culturais e sociológicas, sofrem ainda o estigma de não trazerem nada de bom ao indivíduo, devendo ser substiuído pelo hábito da leitura. O autor desmistifica o antagonismo entre as aclamadas propriedades da leitura e os efeitos nefastos dos jogos, alegando que um meio de comunicação não tira lugar ao outro, tendo ambos as suas próprias virtudes, diferentes mas igualmente compensatórias.


Conclusivamente, a mensagem que Steve Johnson passa é que os media podem ter perdido alguma da sua moralidade mas ganharam realismo, e este é mais importante porque nos torna inteligentes, atentos e estimulados.
Saudações digitais

Sem comentários:

Enviar um comentário